para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 18 de outubro de 2008

caju


o aroma da preparação deste doce de caju é indescritivel. ganhei um vidro da minha amiga, alquimista, a Celha, obrigada amiga.
de quebra ganhei todas as sementes que estou secando para plantar nas caixinhas de leite longa vida que reciclamos, assim que germinarem (não sei quando) mostro para vocês. o doce, não sei fazer, mas ela me diz que é muito fácil. bem, ela cozinha muito e tem uma habilidade muito especial com as conservas, ela planta e faz conservas de pimentas orgânicas, uma profusão de cores e aromas, em azeites, leite de côco, vinagres, etc, em vidros lindos, e são muitos, mas de verdade mesmo....... muitos.
além das conservas de alho e gengibre, então é ou não a minha amiga alquimista?
espero em breve poder dedicar um post somente para ela.
mas voltando ao doce, além de dizer que é delicioso, o que eu sei é o seguinte, que leva açúcar, canela em pau, cajus lavados e furados com o garfo para ir soltando o suco e no finalzinho um toque de rum tipo duas colheradas, mas, o segredo mesmo é com a alquimista.

Um comentário:

  1. Angela tenho diversas mudas de caju em diversos tamanhos...as sementes caem se reproduzem tanto e vou arrancando..quer arrumar uma maneira para eu te enviar?
    Dolly

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!