para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 22 de julho de 2009

doce de mamão

já que estamos na semana do amigo e na semana de aniversário da Célia, quero falar um pouco sobre isto.
existem amizades especiais, amizades que começaram por motivos banais, inesperados, tímidas e acabam se tornando solidas, importantes, duradouras, fecundas, acabam deixando de ser apenas amizades, são novos laços que eu costumo chamar de irmandade de alma.
hoje os marido são amigos, os filhos são "primos", e ela e a "madrinha do coração" dos meus filhos, e é sempre um prazer muito especial estarmos juntos, e da ultima vez que isto ocorreu, lá na fazenda deles no interior, ela me fez este agrado, um doce de mamão verde que só ela sabe fazer, talvez eu ache o doce tão especial por que no dia que ela me ofereceu, foi para me chamar para batizar o primeiro filho dela, o Guigo, e o momento foi de uma doçura singular...

doce de mamão verde da Célia

limpar os mamões verde, bem verdes, tirar as cascas e as sementes deixar de molho em uma água com bicarbonato de sódio por aproximadamente 2 horas, escorrer a água. dourar açúcar e em seguida colocar os pedaços da fruta, cravo da índia, canela em pau, mais açúcar e 200 ml de água, abaixar o fogo ao mínimo, tampar a panela e deixar cozinhado lentamente. irá formar uma calda leve com a água que desprender do mamão, a casquinha do doce estará sequinha por fora e por dentro bem macio

* não mencionei quantidades porque não fui eu que fiz, e a quantidade de açúcar vai depender da quantidade de fruta que você tiver disponível

complementando...

a Célia, usou 3 k de fruta in natura, 500 g de açúcar para dourar e 500 g ela espalhou por cima das frutas antes de tampar a panela

15 comentários:

  1. Angela, obrigada pelo carinho! Me emocionei com as suas palavras. Vocês todos moram no meu coração e é sempre muito bom estarmos todos juntos. A farra é muito boa!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Angela querida..que doce lindo..adoro doce de fruta!e..que linda a amizade de vocês..até eu me emocionei..bom ter amigos..que são mais que amigos:é amigo de alma!!muito bom mesmo..bjus ..li

    ResponderExcluir
  3. hummmmm deliciaa!!! vou fazer.

    bjoss...

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Angela....quem tem amigos, tem o mundo....
    E que doce fácil de fazer!
    Deve ser muito boommm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hum, esse docinho me lembra Campo Grande.
    =)
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  6. Também adoro doces em calda.
    Gostaria de ter noção mais ou menos da quantidade, dá um medinho de errar totalmente.
    Beijos
    Su

    ResponderExcluir
  7. Angela, amigos merecem esses agrados.
    Doce de mamão verde minha mãe fazia sempre. Encontrar os mamões verdes é que é o problema. Só quem tem no pé e eu não tenho!
    É uma delícia esse docinho, fiquei com vontade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. faz-me lembrar de minha mãe, que fazia doces em calda como ninguem,(para mim é lógico).Eu tentarei fazer para ver como sai.
    Edilia

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca fiz doce de fruta em casa, mas me lembra muito a vida simples no campo. Sempre tem um gostinho especial.

    ResponderExcluir
  10. Célia, sempre é muito bom estarmos juntos, adoro! beijos.

    Iliane, realmente nossa amizade é especial, de alma, e doce de fruta é simples e cheio de etapas assim como a amizade sincera. bjs

    Nanda, faça sim, bjs

    Tania, o doce é muito facil mesmo. bjs

    Fla, sei que lembra o interior, e é bom demais. bjs

    Sutana, já complementei o post com as quantidades, bjs.

    Gina, é verdade, para os amigos os agrados, vc está certa mamão verde é que são elas, no nosso residuo orgânico de vez em quando nascem alguns pés, no momento estamos com uns 4 soltando pequenos frutos espero sigam em frente, e que possamos colher mamões. beijos

    Edilia, coisa de mãe , de vó... não é mesmo? bjs.

    Talita, experimente, vale a pena! bjs

    ResponderExcluir
  11. ai, que saudade desses doces! esse aí, de mamão verde é uma delícia! minha avó fazia com cal em vez do bicarbonato.

    bj

    ResponderExcluir
  12. Nao sei ha quantos seculos nao como um doce de mamao. Essa esta uma docura, assim como as amizades verdadeiras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. até eu que nao gosto muito de mamao adorei ! suas palavras sao lindas !

    ResponderExcluir
  14. Fátima, isto mesmo, tambem pode ser com cal, bom ne?. bj

    Odete, que pena, imagino ai na Ca, impossivel mesmo. bjs

    Julia, que bom filha! tks (L)

    ResponderExcluir
  15. Hummmmmm, como amo doce de mamao, ainda mais acompanhado com queijo fresco, ai, ai, cheguei a salivar so' em imaginar! Pena que aqui nao tem mamao, carambola, tapioca... mas falta pouco pra eu matar a saudade destas delicias!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!