para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 17 de janeiro de 2010

ainda as festas e uma farofa de frutas

contrariando a tradição, não fiz o natal em casa...
costumo fazer todos os anos desde que me mudei para o interior, mas devido ao acidente resolvi que seria impossível, receber umas 30 pessoas, que por mais que me ajudassem, seria, ainda, muito pesado para mim, diante das minhas limitações. uma pena!
bem, minha prima nos fez o convite para passar o natal com eles e aceitamos.
ela não queria que eu levasse nada, mas é claro, que isto é impossível.
fiz um rosbife de lagarto que foi fatiado na padaria e foi servido frio com molho de mostarda e mel e geleia de pimentas ficou muito bom, mas esquecemos de fotografar.
para sobremesa fez uma torta de maças e para acompanhamento dos assados que seriam feitos por lá levei esta farofa de frutas.
foi tranquilo para fazer, a geleia fiz durante a semana, o rosbife fiz de véspera e resfriei.
como tem que ser fatiado bem frio, o marido levou para fatiar apenas no dia 24 pela manhã enquanto isto a Juh me ajudou com a torta e com o molho de mostarda e mel.
passamos um Natal diferente, mas muito bom.
na virada de ano, como sempre, passamos com um grupo de amigos, a mim, este ano, coube a massa, uma salada e uma sobremesa.
fiz a lasanha a pedido do meu filho, a Juh fez uma salada fria com legumes, palmitos e frutas secas, ficou muito boa, também a pedidos repeti a torta de maças.
então, como podem ver não saiu nada de novidades desta cozinha para o final de ano.
apenas já bem tarde, que me dei conta que nunca havia postado minha lasanha de espinafre, e como não registramos, também ficará para a próxima vez.
como sempre, a virada de ano com os amigos é sempre muito divertida, muita musica e bons momentos!

farofa de frutas

bacon cortado miúdo
calabresa corta em 4 e depois em pequenos pedaços
cebolas em pedaços
maças fuji
maças verde
uvas passas claras e escura
damascos
frutas secas ( usei amêndoas e nozes)
cebolas e alho processado
cheiro verde a gosto
farinha de mandioca o quanto baste
pimenta biquinho (opcional)
manteiga ou margarina

não vou passar as quantidades por que fiz uma farofa bem grande para muitas pessoas, vou apenas indicar o modo de fazer

em azeite doure o bacon e em seguida junte a calabresa e os temperos processados, refogue, nesta hora junte os pedaços maiores de cebola e as maças, refogue mais um pouco, sem deixar soltar agua, junte as frutas secas, se gostar agregue pimenta biquinho, o cheiro verde e a farinha de mandioca. talvez seja necessário acrescentar manteiga ou margarina para umedecer a farofa.

10 comentários:

  1. Durante muito tempo, não gostava de misturar doces com salgados. Não sabia o que estava perdendo e agora simplesmente adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adoro uma boa farofinha mas com frutos nunca provei. Só não aprecio passas mas ficou com um belo colorido :)

    ResponderExcluir
  3. Que bela farofa Angela! Eu amo uma farofinha! Bjinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, amei o cardapio! Gosto muito de uma farofinha, ja' fiz algumas vezes aqui, mas a italianada achou estranho. Minha farinha acabou, o que é uma pena, pois gosto muito! Adorei a farofa e a salada da Ju.

    Passar a virada do ano com amigos é bom d+!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro farofa de frutas!!! Aqui em casa eu sofro um pouquinho porque o marido não come doce com salgado e eu ADORO! Mas cada um cede um pouco e dá certo no final!
    Adorei a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Angela, combinação agridoce desse tipo pra mim é sempre deliciosa.
    Adorei a receita.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  7. desde que vc falou sobre essa farofa queria ve-la postada aqui. é dos deuses

    ResponderExcluir
  8. Humm, amo farofa e esta aprece ótima!

    Querida, obrigada pela visitinha e pelas palavras carinhosas.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Angela,

    Eu já adoro farofas assim (aliás foi uma das primeiras receitas que postei!). A sua está mais rica ainda do que a minha!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Farofa é uma delícia e com frutas deve ser bem melhor,gostei da dica.
    Edilia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!