para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 19 de outubro de 2010

challat

quero agradecer muito e de coração, todos os comentários da postagem anterior e também reafirmar que o blog é feito muito carinho especialmente para vocês. grata, muito grata!

em agradecimento, optei por postar algumas fotos do challat, que um pão cheio de simbolismo.
se você desejar conhecer mais sobre o challat, aproveite para visitar o lindo blog Na varanda com Lanynha, que conheci por indicação da talentosa e querida Akemi, do Pecado da Gula, numa recente postagem de challat. a Lany, é super simpática e dá uma completa explicação sobre este pão.

eu fui apresentada ao challat, ainda nos tempos de intercâmbio, mas, no entanto, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre os significados da riquíssima cozinha judaíca com amiga judia.
na verdade, esta minha amiga (importadora de alimentos gourmets e exóticos), me ensinou muito além do challat... de origem judaíca, filha de húngaros, mas nascida na França, casada com um indiano, vivendo e trabalhando nos Estados Unidos.
ela foi, para mim, uma mestra nas indicações de produtos, vinhos e restaurantes, além de excelente cliente.

bem, na minha leitura, challat é um "quase" pão doce, muito macio, cheio de significados e com dia certo para ser feito, sempre que possível, faço as sextas pela manhã, sovo muito, deixo descansar muito e asso no meio da tarde.
depois de testar varias receitas, elegi a minha receita favorita do challat (ralá), que é do KAF, espero que apreciem!!!


challat
(aqui a receita original e o detalhado pap)

1/2 cup lukewarm water
6 tablespoons vegetable oil
1/4 cup honey
2 large eggs
4 cups King Arthur Unbleached All-Purpose Flour
1 1/2 teaspoons salt
5 teaspoons instant yeast


challat

1/2 xícara de água morna
6 colheres de sopa de óleo de canola
1/4 xícara de mel
2 ovos grandes
4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 1/2 colher de chá de sal
5 colheres de chá de fermento biológico seco granulado

misturar o fermento e farinha, fazer uma cova juntar os ovos, óleo, água, sal e o mel, misturar e começar a sovar, deve ficar uma massa macia, bem elástica. deixar crescer até dobrar de volume (deixo crescer a manhã toda). em seguida, dar leves socos na massa, abaixar o volume e modelar os pães e deixar crescer novamente. caso você optar por usar passas, esta é a hora correta de fazer. antes de levar ao forno, pincelar com água e polvilhar açúcar cristal.

este é o meu formato favorito, o da foto, foi recheado com uvas passas brancas e pretas

16 comentários:

  1. Amei. Tem muito bom aspecto.
    Algo a fazer brevemente
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  2. Angela ficaram maravilhosos!
    Eu adoro este pão e faço de vez em quando.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Angela, primeiro quero me redimir de minha falta com você, tenho andado a mil por hora e só as 24h não chegam para dar conta dos afazeres, nessa uma tenho ficado ausente de blogs que adoro e sempre segui e justamente nesse meio tempo o Ora, Pitangas faz aniversário e eu não participo da festa, como assim?!
    Mas sempre em tempo, quero desejar que esse seja apenas mais um dos muitos anos que ainda virão.
    Muito sucesso e longa vida ao blog! Parabéns!!!

    Ps: A receita desse maravilhoso challat já está devidamente copiada...rs!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha doce Angela,
    Parabéns pela sua iniciativa de abrir as portas de sua casa... nos ensinando e alegrando nossos dias com suas prosas... o presente é sempre nosso minha amiga =}
    Tenho uma queda pelo judaísmo e me interesso sempre qdo o assunto é Israel...história do começo do mundo.
    Por isso amei o pão e enriquecido assim com uma boa prosa e lindas fotos, não tem mió, né cumadi?!
    Essa voltinha que vc dá no pão me mata... fica realmente lindo! =]
    Um bejim bem grande no seu coração e espero que tudo esteja bem nos assuntos que estava resolvendo...

    ResponderExcluir
  5. Que delíciaaa...eu quero, vou fazer!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela

    Ai que menção honrosa lá na varanda e aqui... delicioso é o seu blog..devo passar a manhã aqui lendo ...amei.

    Falando em pitangas estou vigiando as pitangas lá em mamãe para fazer uma torta de pitangas com morangos...

    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Vocês nos dá receitas maravilhosas e ainda saímos daqui mais enriquecidas culturamente. Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. que espetáculo de pão. já tinha comido mas nunca achei a receita. um amigo meu faz com suco de laranja em cima, no lugar do leite. farei a sua receita. AGRADEÇO DEMAIS DA CONTA POR NOSSO PAPO DE ONTEM. ME TROUXE MUITA TRANQUILIDADE. DEUS LHE PAGUE

    ResponderExcluir
  9. Querida Ângela
    Nao conhecia challat, o aspecto é belíssimo, parece ser bem fofinho! Nessa hora queria estar com voce pra um chazinho!
    Mil beijos
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Que beleza de pão.... o redondinho fica mais lindo... é muito bom ler estas suas historias porque sempre acrescenta algum conhecimento... muito bom!!!!!
    Ahhh... me lembrei exatamente da amiga a que se refere....
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Angela,

    Eu também gosto muito deste pão e pão trançado para mim virou sinônimo de challah, por causa de uma antigo episódio que tivemos com um estrangeiro, rsrs.
    Os seus ficaram lindos e é claro que estou levando a receita!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Adoro este pão e até faço uma versão para preguiçosos na máquina do pão :)

    ResponderExcluir
  13. Angela, que lindo ficou esse pão! Já tinha ouvido falar em challah, mas não conhecia a receita. Parece bastante prática!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  14. seu challat ficou belissimo!parabens..li

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse pão!!! já tinha visto mas não conhecia a receita, como adoro fazer pães esse também vai prá minha lista, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  16. Anegla,
    Você não imagina como gosto desses pães trançados. Faço um com canela que leva o aroma a todos os lugares da casa.
    Muito bonitos seus pães!
    Bjs.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!