para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

muffin de canela

será que um dia vou me habituar cem por cento com toda praticidade e modernidade? refletindo:
  • pão, adoro sovar massa, acho que enquanto puder será assim, da forma antiga.
  • panelas e assadeiras de tefa,l não fazem a minha cabeça, apesar de adorar a minha wok, de teflon
  • formas de silicone, apenas algumas aprovo e para  preparos bem específicos
  • panelas de aço inox, acho lindas, mas sou muito seletiva no uso, no momento, a minha paixão são as frigideiras mais fundas para preparo de ensopados
  • forminha de papel para muffins ainda não estou totalmente confortável para assar nas forminhas de papel, uns saem muito bons outros não ficam tão lindos assim, talvez dependa da receita ou quem sabe, do meu estado de espírito 
estes muffins, seguindo minha intuição, optei por assar nas antigas forminhas de alumínio, um pouco mais fundas e depois colocá-los nas forminhas de papel, não me arrependi o resultado foi o esperado.
e assim vou vivendo de teste em teste e conforme o momento, fazendo jus a típica dualidade das geminianas...




muffins de canela

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
canela a gosto (usei 1 colher de sopa)
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de butter milk ( 3/4 de xícara de leite de preferência integral misturado com um colher de sobremesa de vinagre que descansou por 10 minutos)

numa tigela, misture os secos em seguida os ovos ligeiramente batidos, o óleo e por ultimo o butter milk.
coloque nas forminhas de muffins, formas de papel manteiga forneável, dentro dos nichos até preencher 2/3 das forminhas, ou então asse como eu, em forminhas de alumínio untadas e enfarinhadas.
depois de assados peneirar açúcar e canela sobre o bolinhos.

12 comentários:

  1. Angela...
    Eu amo canela...o perfume é calmante para mim...=}
    E sem dúvida nenhuma, seus bolinhos ficaram perfeitos feitos na forma tradicional...Eu não tenho as formas individuais e acho uma graça!
    Já aderi a algumas coisas, outras tenho resistência também...
    Agora, para assar...apesar de ter as formas de teflon, prefiro as de alumínio...até pq meu forno aquece mt rápido e com as de teflon tenho q ficar de olho p não queimar...
    Até o nome...prefiro bolinho ou bebezinho...=D
    Um bejim grande no seu coração e um final de semana recheado de coisas boas!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga,

    Compartilho de alguma de suas opiniões...também prefiro sovar as minhas massas...não me acostumei ainda com a tal MFP...forminhas de silicone também nao cairam bem no meu gosto, prefiro as de alumínio...e por aí afora...rsss

    O fato é que seus muffins ficaram lindinhos, e com certeza maravilhosos de sabor não é?

    Um abraço querida,
    Passa lá no EternosPrazeres, tem promoção!

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindíssimos amiga os teus muffins,bjokinhas

    ResponderExcluir
  4. Angela,
    Atualmente estou usando a MFP para sovar e adoro modelar do meu jeito.
    As forminhas de muffins uso normalmente.
    As panelas de inox rendi-me recentemente, mas tenho restrições...
    Vejo que vocé gosta tanto de canela quanto eu. Vou "ter que" experimentar essa receita...
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. oi Angela

    As vezes é difícil mudar o jeito que aprendemos...
    parecem deliciosos!!!
    como ficou a situação da tua mae, já sabes se ela vai operar?
    Hoje liguei pra dolly e ela não estva muito bem, estava com dores...

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de muffins!
    Quanto ao resto, exceto pelas forminhas de papel para muffins, que acho muito práticas, rsrs, concordo com o que foi colocado.

    Beijão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Partilho de algumas idéis suas sim...
    No casamento ganhei muuuuuuitas coisa de teflon e até hoje tento fazer algumas coisas mas ainda não saíram como antes...rs
    As forminahas dos muffins??? rsrs To contigo e não abro ainda vou nas de alumínio..e por aí vai...rs

    mas seus "bolinhos" rsrs... SÂO PERFEITOS...Adoro canela

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A cabei de fazer uma receita muito parecida com esta! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Às vezes asso directamente nas forminhas de papel. De facto, nem sempre corre bem :) Adoro o aroma e o sabor da canela. Estes muffins devem ficar bem saborosos!

    ResponderExcluir
  10. Em nome da praticidade eu lanço mão de todos estes apetrechos, afinal eu geralmente tenho 3 horas para cozinhar, arrumar a casa e tentar descansar...risos... Todo eletrodoméstico que me ajude a ganhar tempo é bem vindo...rs.
    Mas que ficam muito mais bonitos os muffins assim, não tenho dúvida!
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Hehehehe, tenho que confessar que tenho preguiça em sovar massa, também nao aprovo todas as minhas formas de silicone, semana passada passei muita raiva com uma!
    Adorei a receita do muffins, adoro canela.
    Um forte abraço
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!