para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

pão de cebola (cmc)

mais uma receita, da série, cara da minha casa, optei por fazer uma re-postagem deste pão de cebola, por dois motivos, primeiro porque foi postado bem no inicio do blog e segundo porque semana sim semana não, ele dá pinta por aqui



pão de cebola

bater no liquidificador
1 cebola grande
3/4 xícara de óleo
1 xícara de água morna
1/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 ovo grande
num tigela juntar 3 xícaras de farinha de trigo com 3 colheres de sobremesa de fermento biológico (seco) granulado, misturar bem, em seguida juntar a mistura do liquidificador e ir juntando mais farinha aos poucos, no total quase 5 xícaras, até ficar uma massa homogenea e elástica.
deixar crescer em uma tigela coberta com filme plástico até dobrar de volume.
em seguida, abaixar a massa e fazer bolinhas ou dar outro formato ao pães, deixar crescer novamente.
caso prefira pincele com gemas, pincele apenas com leite e um colher manteiga derretida, salpique farinha.
assar em forno a 180 graus.
complementando...
se for usar femento fresco use 2 tabletes de 15 gramas diluidos em parte da água, fora do liquidificador. eu  quase nunca uso fermento fresco e quando uso, não gosto de bater o fermento fresco no liquidaficador.


para fatiar


o da postagem original

28 comentários:

  1. Adoramos cebola aqui em casa mas nunca pensei fazer pão com ela. Ficaram lindas essas bolinhas :)

    ResponderExcluir
  2. Angela, que coisa curiosa!
    Ontem estava falando com meu marido que quero experimentar fazer uns pãezinhos que minha Tia Marlene sempre faz e que eu adoro!
    Hoje vejo aqui os seus pãezinhos e as receitas são mesmo muito parecidas!
    Vou fazer sim e tomara que fiquem lindos como os seus!
    Beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Hummm, me pareceu ótimo! Vou tentar fazer, mas na máquina de pão.rss

    beijos

    ResponderExcluir
  4. adoro pão..e amo seus pães!!tenho feito pouco ultimamente!!!!mas..fazer pão é muito bom!ameios seus..bjus...li

    ResponderExcluir
  5. Adoro este pãozinho, os seus ficaram lindos, nunca pensei em salpicar farinha neles vou fazer a partir daqui, muito boa idéia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. E eu acho que vou fazer este pãozinho ainda essa semana!
    =)
    Delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de pão de cebola, quando minha mãe faz ela coloca recheio de frang.
    Falando em cebola, comprei um biscoito de polvilho sabor cebola,uma delicia...

    Bjos...
    Edilaini

    ResponderExcluir
  8. Querida Ângela
    Amei esta receita, valeu postar novamente, ja' irei anotar!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  9. oi Angela

    Sou meio chatinha porque não gosto de cebola, então muito alho aqui em casa..kkk
    vim aqui colocar um comentario que um arquiteta colocou na postagem dos pergolados, porque pode te interessar...
    ponto.arquitetura disse...
    Oi Ana! Adoro pergolados também! Principalmente quando se usa trepadeiras neles... Só nao recomendo usar com vidro por cima: tive um cliente que me procurou para refazer um projeto por conta da manutencao que ele necessita(suja muito!!!). E nao tem vidro autolimpante que de conta!

    bjus amiga

    ResponderExcluir
  10. O que é bom merece ser feito sempre.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da receita. Depois vou voltar aqui e copiar. Estou na fase "pães" e ando tentando algumas receitas que me parecem ótimas.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Fiquei imaginando ele com manteiga pura e batida!
    Que delícia!!!
    =D
    Tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  13. oie,uma nova blogueira perdida mas com muita vontade de se encontrar rss,Suas postagem muito me alegram breve farei este pão e vou postar la no meu blog pode rss.um forte mega abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi,Será que dá pra fazer com fermento biológico seco.Qual seria a medida?

    ResponderExcluir
  15. Meninas, grata pelo gentis comentários, com manteiga, com patê, num sanduiche, com rucula, mostarda e mel,este pão é sempre bem vindo. bjs para todas

    Ana Maria, grata pela atenção. o sabor de cebola é muito tenue, fica mais adocicado do que acebolado. bjs

    Bebela, sempre bem vinda, aguardo noticias...bjs

    Gislaine, é fermento seco que eu uso, a medida é a da receita, acrescentei (seco) para facilitar. bjs

    ResponderExcluir
  16. adoro pão de cebola. essa receita é diferente da minha, já copiei. beijos minha amiga querida.

    ResponderExcluir
  17. Amiga Angela,

    Ontem devo ter feito alguma coisa errada, pois vim aqui e até copiei a receita, mas pelo que vejo meu recadinho não entrou, não faz mal...comento denovo...rs!!!

    Hoje devo estar preparando essa receitinha pois a foto dela me encheu a boca de água e não pude resistir, vai ser nosso lanche logo mais.
    Agradeço a atenção e o carinho, estou melhor, apesar de precisar fazer um tratamento bem demorado, pois a doença que descobri é crônica, então já viu né?!
    Mas com muita fé de que tudo vai se resolver, vou seguindo confiante...fico feliz pelo seu interesse e agradeço novamente!
    Bjuss querida e lindo dia pra você!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu quero fazer esta receita....
    Perfeita...eu adoro pãezinhos bem feitos


    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Minha querida Angela, voce tá certíssima! Receita boa a gente repete, e todo mundo adora né?

    Deixa comigo, que eu também vou testar qualquer dia, adoro pãozinho de cebola! Hoje cedo mesmo fiz um, com esse tempinho é sempre bem vindo!

    Abraço minha amiga,
    Obrigada pelo seu carinho!

    ResponderExcluir
  20. adorei a descrição do blog... rs! o meu a abobrinha raladinha e da vo... rs! adoro cebola, achei esse paozinho com uma carinha fofa.... ai ai..
    um bj doce
    Roberta

    ResponderExcluir
  21. Angela,
    ai que vontade!!! Estou querendo que estes pãezinhos dêem pinta na minha casa - quem sabe quando eu voltar de Buenos Aires? (Estou lembrando tanto de vc, nem me diga...)
    Beijos grandes e com saudades

    ResponderExcluir
  22. Angela,ontem te perguntei se poderia ser fermento seco,mas na verdade queria dizer fresco(tablete).Mesmo assim fiz os paezinhos,não cresceram nada,mas ficaram gostosos.

    ResponderExcluir
  23. Angela,

    Os seus pães ficam simplesmente perfeitos! Pela foto a gente já percebe o quanto ficaram fofos e eu quase que posso sentir o aroma deles, rsrs. Receitinha anotada!

    Um beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir
  24. Gislaine, provavelmente não cresceram por que o fermento fresco deve ser misturado no liquido, no caso vc deveria ter misturado a uma parte da àgua. vou acrescentar esta orientação na receita. bjs

    ResponderExcluir
  25. Que pãozinho lindo menina!!!
    Eu como adoro fazer pães já vou copiar a receita, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  26. menina é divino muito gostoso,fiz aqui e todos adoraram,parabens

    ResponderExcluir
  27. nossa que pães lindos e parece ser facil de fazer quanto tempo tem que descansar,pois eu quero fazer eles hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, Aline, cada crescimento deve ter aproximadamente de 20 a 30 minutos descanso.
      boa sorte e por favor volte aqui para contar como ficou. bjs

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!