para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 26 de abril de 2011

vatapá de frango

tudo bem que frango é versátil, rende e aceita muitos temperos, quase tudo.
mas tem dias que me pergunto como tornar o frango de cada dia mais atraente...
como raramente faço frituras estas opções são as primeiras excluídas, também não gostamos de frango seco, então aparecem sempre frangos cremosos por aqui!
dia destes resolvi adaptar uma receita, bem simples, de vatapá de camarão para frango, acabou virando uma opção bastante saborosa que agradou o paladar da família.

vatapá de frango

2 peitos de frango em lascas grandes temperados a gosto, sal, pimenta, alho e limão, marinados por 30 minutos.
refogar numa panela de fundo largo no azeite extra virgem e em 3 colheres de sopa de azeite de dendê. mexer o mínimo possível, ir apenas sacudindo a panela.
processar 2 cebolas, 6 dentes de alho, 4 tomates grandes sem pele e sem sementes, 3 pimentas dedo de moça sem sementes ( mais ou menos se preferir) e coentro, levar esta mistura para refogar junto ao frango.
enquanto isto misture 1 xícara de creme de arroz em 500 ml de leite e leve para ferver, quando engrossar junte mais um pouco de leite apenas para ajustar a espessura do creme e junte ao refogado de frango, misture tudo e agregue leite de coco a gosto ( acabo usando sempre mais do que um vidrinho).
se desejar use mais dendê, quando o molho estiver cremoso ao seu gosto, corrija o sal junte 1 xícara de xerem - castanha de caju moída(ou menos se preferir) .
sirva quente acompanhado com arroz de coco* e farofa de farinha amarela.

* neste dia acabei esquecendo de fotografar os acompanhamentos, mas querida Lu, postou recentemente os acompanhamentos perfeitos para este prato, sendo assim, aproveito para mais uma vez linkar as delicias da cozinha da Lu.

11 comentários:

  1. Acredita que nunca comi vatapá de nada? Sempre tive medo do dito cujo, isto porque uma vez meu marido comeu quando adolescente, na Bahia e quase morreu, como casei cedo, ele sempre falava na minha orelha "não come vatapá, é muito perigoso..." "não faz vatapá que eu não vou deixar..." e foi passando os anos e até hoje eu queria saber como é o gosto do tal vatapá...KKKKK...
    Agora vou fazer o seu de frango e nem vou falar o nome, deixarei todo mundo comer pra depois revelar! KKKKKKKKK!!!!
    Comadre pode usar e abusar de qualquer link, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótima idpeia, jpa copiei! Adoro frango e preciso variar mesmo. Também não como frituras.
    Obrigada pela delícia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. receita bem diferente essa. gostei demais. beijos

    ResponderExcluir
  4. eu não gosto de vatapá, mas só pelos ingredientes desse seu dá pra dizer que fica bom, agora vou ter que fazer pra tirar a prova rs !!

    bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Esta versão do frango é nova para mim, já vai pro meu caderninho, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nunca provei mas tem muito bom aspecto :)

    ResponderExcluir
  7. delicia mami, pode repetir a receita!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro vatapá, só não provei o de frango, humm deve ser ótimo!!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  9. No norte e nordeste eles costumam fazer o vatapá com pão "dormido" e umidecido no leite de coco. Eu amo essa comida! Com bacalhau, também é ótimo!

    ResponderExcluir
  10. he, he! Eu sou cearense, criada no Amazonas. Minha mãe e irmã moram em Belém.

    ResponderExcluir
  11. Queria essa receita para 200 convidados.adorei... maria

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!