para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 26 de maio de 2011

quase um cassoulet

na verdade este é quase um cassoulet. pois não foi feito na panela de ferro, não tem pato ou cordeiro, nem foi levado ao forno, nem tampouco servido com a crosta de pão, queijo e salsinha. como habitualmente se serve, especialmente, no sul da França.
foi apenas um falso cassoulet, de quinta, de quinta feira chuvosa e fria, feito com o que se tinha em casa, mas ficou enorme* e muito saboroso. ainda assim chamo de cassoulet , não me permito chamar de feijoada branca, pois não é.
sirvo com arroz, farofa, bom azeite, cheiro verde picadinho e se possível um bom tinto
.



falso cassoulet

colocar 500 gramas de feijão branco de molho em água morna, de véspera, cobrir e no dia seguinte desprezar a agua do molho.
dar uma leve fervura no feijão, muito rápida mesmo,apenas para abrir fervura, sem pressão.
as carnes* defumadas e salgadas foram demolhadas, desalgadas e picadas, usei lombo, costelinha defumada e salgada.
numa panela grande fazer um refogado com uma cebola grande, alho e 4 tomates sem pele e sem semente, juntar as aproximadamente 500 gramas de coxão mole ou patinho em cubos, 2 ou 3 cenouras em pedaços grandes, agregar as carnes desalgadas picadas, 150 ml de vinho branco ou tinto, deixar cozinhar alguns minutos, juntar o feijão branco, folhas de louro, por ultimo juntar as linguiças* portuguesa, paio e calabresa que foram previamente salteada, cozinhar até que o feijão esteja tenro. corrigir o sal.

considerações

* convidei uns amigos para almoçar, éramos em 8, mas o rendimento foi para servir 12 pessoas
* carnes, tenho hábito de comprar pedaços de costelinhas salgadas e defumadas e lombo para congelar, não eram pedaços muito grandes, todos com menos de 1 kilo, quanto a carne vermelha sempre uso pouco, usei os cubos que normalmente congelo para caldos ou sopas algo próximo de 500 g
* linguiças usei 2 pedaços de paio, 1 de calabresa e 1 de portuguesa

12 comentários:

  1. Que delíca! e neste tempo frio cai muitíssimo bem, rsrs.

    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, seu "quase cassoulet" está imperdível!!!

    Perfeito pro frio!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca!
    Adorei a receita.

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. eu amo cassoulet!!!!deu até agua na boca só em vêr as fotos..bjus amiga...li

    ResponderExcluir
  5. Angela, mas ficou muito bom e bem substancioso...delícia menina!beijkas

    ResponderExcluir
  6. My husband adooooora cassoulet !!!!
    Nunca fiz, acho que com essa receita me animei rsrs
    Não comemos carne de porco faz séculos (tiramos o excesso de gordura do dia a dia), mas para um desse vou colocar uns bons pedaços !
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Angela,
    Seu cassoulet de quinta... me fez lembrar das sopas de quinta-feira na casa dos meus pais, quando eu era criança...rs!
    Explico: quinta era dia de feira no bairro. Então, era sagrado comprar legumes frescos para uma boa sopa!
    Esse cassoulet é muito bom.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela,
    Faço um parecido com o seu e fica também uma delícia. Parabéns!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Angela, só pela foto esse quase cassoulet, tem tudo o que eu gosto, bem suculento,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei de comidas com sustância, como dizia minha avó. Esse feijão "gordo" eu ia adorar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Aqui fazemos parecido e chamamos feijoada, eu adoro :)

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!