para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

manga palmer

a manga do gelado da postagem anterior é do pomar.


esta foi a primeira safra da manga palmer do pomar.
fazem dois e pouco que plantamos, estrategicamente no meio da horta, para quando a mangueira estiver adulta, possibilitar o parcial sombreamento das verduras. 
neste ano tivemos uma linda florada, mas poucos frutos vigaram.
refletindo me lembro de duas coisas:
que tivemos muitos dias de ventos e chuvas pesadas inclusive com granizo que talvez tenham atrapalhado a florada.
ou então, 
muito provavelmente deve ter acontecido exatamente aquilo, que meu saudoso avô sempre me dizia quando eu lamentava os poucos frutos dos críticos depois de uma linda florada:
- não lamente os poucos frutos, não duvide, a natureza é sabia,
 quem sabe os galhos ainda frágeis não iriam suportar o peso dos frutos.

vovô também era sábio!
 
os primeiro frutos vieram lindos, perfeitos, graúdos, saudáveis, "carnudos" e muito saborosos.


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

13 comentários:

  1. Olá:)
    adorava poder ter uma mangueira no quintal mas o clima noaa o permite:S a sua árvore está linda..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  2. Manga é uma das minhas frutas preferidas. Palmer e Haden estão no topo. Não há nada mais bonito que um pé carregado de frutas. E concordo com a frase sábia do seu avô. Tudo tem seu tempo.
    E falando em manga, fiz o gelado do post anterior e realmente é divino! Hoje vou repetir. Obrigada!
    beijinhos e ótimo Carnaval.

    ResponderExcluir
  3. QUANDO EU MORAVA NO PARANÁ O QUE EU MAIS AMAVA ERA M OS PÉS DE MANGA, MEXIRICA PONKAN, GOIABA, ACEROLA E LARANJA QUE TINHA EM QUASE TODA CASA DA MINHA VISINHANÇA. NA MINHA TINHA MANGA E LARANJA

    AMAVA AMAVA
    SAUDADES AGORA :/

    ResponderExcluir
  4. Ângela,
    Também sou grande apreciadora de manga em sabor no topo da preferencia está a manga espada a seguir o manguito (dizem ser a primeira manga), mas todas são deliciosas.
    A sua mangueira palmer e as mangas estão lindas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Que lindas suas frutas Angela, gostaria de ter um cantinho pra plantar os frutos que gosto, laranja, figos, mangas, uvas, ai ai seria tão bom. E olha, lindas as palavras do seu vô, e não é só a natureza que é sabia, seu vô tbém era. Bjos um ótimo feriado querida. Bom descanso

    ResponderExcluir
  6. Parecem tão suculentas, qdo cça tinha um pé de manga no quintal e subíamos nos galhos para degustar as delícias...saudade!
    Bj e bom feriado...

    ResponderExcluir
  7. Deu saudade dos pés de manga rosa e espada, da casa dos meus pais, lá em Jaboatão-PE, Angela.
    Lindos frutos, abraços!

    ResponderExcluir
  8. plantei um pé de manga palmer no quintal de casa ele está pequeno e já tem florzinha. será que ele vai crescer muito?

    ResponderExcluir
  9. Vou plantar um pé de manga palmer no quintal de casa, mas o quintal é pequeno, será que este tipo de mangueira cresce muito? Abraços. Marciléia.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de Saber se o pé de manga palmer cresce depois dos 10 anos de existência, pq ele esta levantando o solo ao seu redor e tenho receio que prejudique a casa. Alguem saber me dizer até que idade ele cresce?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!