para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 16 de abril de 2012

sagu de vinho branco e groselha


as sobras são um capitulo importante na minha culinária, raramente desprezo algo, sempre dou um jeito de aproveitar, legumes do almoço viram tortas e quiches no jantar, arroz amanhecido ganha cara nova ou vira panqueca, sobras de frango viram tortas e por ai vai.
quanto as bebidas chopp e cerveja viram pão, sobras de vinho guardo para risotto, temperar carne.
enfim, por aqui, tudo se aproveita.

















bem, este sagu foi feito com uma sobra de vinho branco que findo o jantar foi parar na geladeira, pois já tinha nos meu planos um sagu com vinho branco e groselha.
achei que a cor ficou maravilhosa, normalmente uso vinho tinto, mas o branco e a groselha conferem esta linda cor. 
depois se desejar é colocar um creminho...


sagu de vinho branco e groselha

1 xícara de sagu
deixar de molho por 4 horas em 3 xícaras de agua
levar ao fogo, nesta agua, com um pau de canela, cravos, com 1 xícara de açúcar (pode usar mais se desejar mais doce), mexendo sempre até que as bolinhas se desmanchem.
neste momento juntar uma xícara de groselha e deixar cozinhar juntos, mais uns 5 minutos.
quando estiver começando ficar transparente coloque 1 xícara de vinho branco, cozinhe mais um pouco e depois coloque em taças, copinhos ou pirex. sirva gelado.
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Posso roubar um copinho desses pra mim! Amo sagu.

    ResponderExcluir
  2. Aqui não temos o hábito de sagu, mas eu gostaria de experimentar, fiquei curiosa, com uma cor tão linda comi com os olhos!

    ResponderExcluir
  3. Hoje entrei por outra "porta" (Google Chrome), vamos ver se consigo comentar.
    Tenho de descobrir o que é sagú! (Tanta ignorância)! Já tinha visto outra bebida parecida e fiquei curiosa...Linda que até apetece! Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  4. Minha querida
    Nunca experimentei sagu, mas amo groselha!
    Pelo aspecto parece ser delicioso!
    Mil bjos
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!