para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 19 de novembro de 2013

pão petrópolis

acabo de descobrir que não tinha uma postagem especifica para o pão petrópolis, lamentável esta falha, pois este é um pão dos que eu mais faço!



bem, ele já apareceu aqui num post de vários pães, mas um pão tão bom quanto este, merece mesmo um post exclusivo.
muitos blogs excelentes, tem uma receita de pão petrópolis na lista postagem, porém eu nunca testei outros, nem tão pouco comparei receitas.
esta que uso a tempos, apareceu no blog da querida Maura com a correção certeira de outra querida blogueira, das antigas, a Akemi.
se você ainda não testou este pão, aconselho muito, acho que você não irá se arrepender!





pão petrópolis
fonte e texto: Maura do Trainee de cozinheira
receita corrigida da Akemi do blog Pecado da Gula


*xícara medida 240ml
Ingredientes:
50g de açúcar (1/4 de xícara)
400g de farinha de trigo (2 3/4 xícaras)(usei Dona Benta)
30g de fermento biológico fresco (usei 1 colher sopa de fermento seco biológico)
uma pitada de sal
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente
180ml de leite morno(3/4 de xícara)
1 ovo extra grande
1 gema misturada com 1 colher de (chá) café pronto 

Com o link do blog da Akemi acima, vocês podem ver a outra maneira de fazer o pão.
Modo de fazer do jeito da Akemi:
Divida a farinha de trigo entre 2 vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar a seu lado o ovo num canto. Despeje o leite morno sobre o fermento e misture com uma espátula ou colher de pau até formar uma massa. Mexa vigorosamente até formar uma mistura lisa e elástica, levantando bolhas. Caso fique uma massa pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa líquida mais mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até formar massa lisa e homogênea (cerca de 10 minutos). Não é preciso juntar mais farinha de trigo. Modele uma bola e volte a massa na vasilha. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos). Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e modela a massa numa bola novamente. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos. Abra a massa num pequeno retângulo com largura do tamanho da forma e enrole como rocambole. Coloque o pão modelado na forma, com a parte que fechou para baixo. Pincele com a gema e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume (uns 30 minutos). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Caso fique corado demais, cubra com papel alumínio e deixe terminar  de assar. tire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
A receita rendeu 2 pães médios (24x10x6cm).

minha opinião: 
achei a massa extremamente macia e leve, no dia seguinte fica até melhor para cortar, de tão macio que ele fica, é uma delícia e faz torradas maravilhosas!!!


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Eu amo pães, de todos os tipos e tamanhos... hehe ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. que absurdo haha é mesmo delicioso.. gosto de comer com manteiga/margarina, quando ainda tá quentinho, huuum

    ResponderExcluir
  3. Oh minha amiga que faz os pães mais lindos e gostosos dessa blogsfera, tudo em paz?
    Pão Petrópolis, de fato uma delícia, e o seu como sempre perfeito,
    Abraço pra você,

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela, amei seu blog, cada pão lindo e saboroso. Gostei tanto da pitanga que estou por aqui.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!