para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

bread stick de calabresa


claro que não preciso de motivo para fazer pães ou massas...
mas quando tem motivo, qualquer que seja, a consciência fica menos pesada.
fui guardar os ovos na geladeira e acabei trincando dois, pronto estava ai a desculpa para fazer uma massa.

















então para aproveitar os ovos, a minha cabeça de padeira, nem sequer pensou num omelete, veio logo uma massinha leve com cobertura, ops! 
como era domingo tinha uma sobrinha de molho vermelho, como sempre tenho calabresa processada  para as emergências, pronto não faltava mais nada, mãos a obra...

















não gosto de calabresa tortas normalmente corto as pontas e as congelo as partes retas  para um melhor fatiamento, as pontas processo e guardo para recheios. descongelam rapidamente e algumas vezes  conforme for empregar pode se usar parcialmente congelada, uma verdadeira mão na roda!

















depois da massa na assadeira, espalhei o molho, a calabresa processada e mozzarella ralada, com uma espátula marquei as tiras e sobre cada tira coloquei uma folha de manjericão e salpiquei orégano.

















bread stick

2 ovos
1/4 de xícara de azeite
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de fermento seco biológico
1 xícara de agua morna
aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo

misturei o os ovos, o azeite e a agua num copo de shake e despejei sobre os secos, misturei bem até ficar uma massa macia e homogênea, usei quase 4 xícaras de farinha pois meus ovos eram jumbo, a quantidade de farinha vai depender do tamanho dos ovos.
deixei a massa descasar por 45 mim, abaixei a massa e e deixei sobre a pedra uns 10 mim para relaxar o glúten, em seguida untei com azeite uma assadeira e espalhei a massa, esticado para as bordas, quando a massa acomodou, não retraia mais, iniciei a cobertura.
deixei crescer por mais 20 minutos e coloquei no forno médio

















Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Você é de uma praticidade incrível. Adorei as dicas de como congelar calabresa.
    Esse bread stick cairia muito bem agora.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gina, eu reconheço que tenho muita manias na cozinha e calabresas mais retas são uma delas, descobri que assim ficaria bom e deu certo, grata querida!

    ResponderExcluir
  3. Querida Angela,
    Vir aqui e sempre um aprendizado. Gostei da dica da calabresa. E esses breadsticks estão simplesmente divinos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Hummm, deve ter ficado uma delícia. Sou fã de calabresa e adorei a dica.
    Bjssss

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!