para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 2 de março de 2015

baby beef com batata doce na panela de pressão

bem, quem tem filhos que frequentam a academia sabem que a tal batata doce é uma constante na alimentação. aqui em casa não é diferente.
sempre fiz muita batata doce, gosto muito, simples apenas cozida com um bom azeite era minha receita favorita até descobrir esta.
falando em azeite, e em bom azeite, esta foi a minha primeira experiência usando o azeite Cirio da Sandeleh Alimentos.
o azeite é maravilhoso, denso, super aromático, perfeito para quem gosta de cozinhar com azeite, como é o meu caso.
o azeite, jovem de sabor frutado, conferiu muito mais sabor a minha simples batata doce, recomendo muito.
 
















já um bom tempo atrás vi uma postagem no blog da minha querida amiga Rachel, Na Biroskinha, onde ela postou uma receita de batatas inglesa assada na  panela de pressão, (sem usar nada de água) li ainda pela manhã e logo fiz no almoço, achei sensacional pela praticidade e sabor. por razões inexplicáveis, ou por talvez ser algo tão simples que acabei nunca postando.

porém resolvi testar a receita usando batata doce, ficou incrível, é a adorada aqui em casa agora, muito rápida e perfeita para uma refeição leve.

como bem disse a Rachel, como cozinheira que somos, somos inconformadas partimos sempre para um experimento a mais, no meu caso além de usar batata doce, acrescentei orégano, sal e azeite extra virgem.
muita gente ainda tem dúvida em empregar azeite para cozinhar, mas para estas batatas o azeite faz toda a diferença, é fundamental, experimente!
no caso da batata doce, sugiro que sejam sem casca e dependendo do tamanho dos pedaços não é necessário mais do que 3 minutos depois que a panela chiar.
para batata comum e pequena são 4 minutos, pode se usar com casca também, costumo usar alecrim ou tomilho limão, sal e azeite extra virgem, fica sensacional também.
em ambos os casos, costumo usar a pimenta em grãos moída na hora.
como podem notar, fica uma batata enxuta porém muito aromática, já que o único meio liquido utilizado foi o azeite que se funde perfeitamente durante cocção.
este azeite Cirio, é recomendando para cozinhar, não que você não possa usar para temperar, ele cumpre com galhardia o seu papel nas saladas também!
teste e me conte o que achou.


batata doce na panela de pressão

lave, tire as cascas, corte as batatas, tempere com sal, azeite extra virgem a gosto e orégano, sacuda a panela e leve ao fogo, quando chiar conte 3 minutos, deixe sair o vapor, sacuda a panela e pronto.

***atualização da postagem

achei oportuno compartilhar alguns comentários que recebi via facebook, de pessoas que fizeram e a aparência não ficou igual a do post, eu particularmente nunca tive este problema, porem vale a pena considerar alguns fatores:
  1. meu fogão é a gas e uso sempre a boca menor
  2. uso panela de pressão clock de 4 litros e nigro de 4 litros
  3. as panelas podem variar muito no tempo de cocção, isto depende de panela para panela, por exemplo, na clock cozinho feijão em 20 min na nigro em 15 mim, uma tem fundo estreito e a outra largo, e isto tem influencia, depende da sua avaliação, de conhecer sua panela, assim como forno tem variações sim
  4. recomendo escorrer bem a batata para não sobrar liquido na panela, já que objetivo é batata assada e não cozida, portanto lavar a batata na peneira ou escorredor para não deixar com excesso de liquido
  5. caso prefira pedaços pequenos diminua o tempo de cozimento, teste e se for o caso ligue mais um minuto
  6. assim que a panela parar de chiar, abra e tire, pois se deixar na panela vai formar um microclima de muita umidade e vai acabar atrapalhando o objetivo que é batata assada
  7. como estamos falando em produtos que vem da terra e de regiões diferentes, provavelmente  a variedade da batata in natura altere mesmo o tempo de cozimento
  8. quando for comprar batatas doce prefira as que não tenham manchas na pele, nem pelinhos que indicam que estão mais velhas já querendo brotar, devem ser firme ao toque, sem rachaduras ou pequenas pintas. guarde em local fresco e seco. nunca no geladeira. 
  9. recomendo descascar as batatas pois nem todas são retas e tem entranhas
  10. quanto a quantidade de azeite é  a gosto, mas apenas como sugestão indico para 500 g 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  11. os melhores resultados são com quantidades que cubram o fundo da panela e algumas superposições, não recomendo muitas camadas

o baby beef que acompanha foi temperado com molho de soja, um fio de azeite extra virgem e sal grosso moído no moedor, depois de 5 minutos foi grelhado.



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. Cozinha sem água? (sei que é, mas tenho que perguntar. rs) Então a quantidade do azeite é maior, como se fosse uma rápida fritura?
    Vou fazer, claro, principalmente com batata inglesa, que uso mais.
    Beijo, Angela.

    ResponderExcluir
  2. claro que pode perguntar, sim sem nada de água, duas colheres de sopa dão conta, porém costumo usar umas quatro colheres de sopas, gostamos muito de azeite. na verdade não frita, cozinha e fica com crostinha, vou dar uma atulizada e mencionar nada de agua, bjs querida

    ResponderExcluir
  3. Ângela,
    Você já tinha falado nessa batata e agora fiquei ainda mais tentada ao ver as fotos.
    Família chegando essa semana e vai entrar no cardápio!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu vim conferir a receita e fiquei entusiasmada para fazê-la amanhã no almoço, mas fiquei com a mesma dúvida da Lúcia, mas já entendi sua explicação, no lugar da água, você usa mais um pouco de azeite né? Delícia, vou fazer!
    Thanks!
    bjs cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc aprovou, as sua ficaram lindas, grata pelo seu carinho de sempre, bjs

      Excluir
  5. Tem razão, Angela! As "crianças" que malham, adoram batata doce.Aqui em casa sempre tem. Gostei dessa feita na panela de pressão e esta incrementada com azeite, orégano, pimenta. Claro, que vou experimentar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto mesmo "nossas crianças"adoram, teste e me conte. uma achado assim como a polenta, praticidade! bjs

      Excluir
  6. oiiiiiiii...que delicia...to indo agorinha no supermercado comprar isso tudo.Bju daqui de longe.Luciene.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!