para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 19 de maio de 2016

rocamboles de nozes, damasco e amendoim

rocamboles são muito simples e sempre agradam,
quanto o recheio fica conforme o paladar de cada um!!!


 nozes moídas com leite condensado cozido e um pouco de creme de leite para facilitar na hora de rechear



geleia de damascos ácidos, para o enfeite apenas os damasco hidratados




aqui leite condensado cozido quebrado com pouco de creme de leite e  amendoim moído

rocambole

estes eu fiz com 6 ovos, depende to tamanho da sua assadeira,do prato que vai servir etc...
a receita é simples para cada ovo, 1 colher de açúcar bem peneirada e 1 colher de farinha de trigo peneirada, é opcional usar uma colher de café de fermento em pó. eu não uso.
bater as claras em neve e juntar as gemas uma a uma, bater até ficar uma espuma, em seguida juntar o açúcar peneirado. deste ponto em diante não usar mais a batedeira, juntar muito levemente a farinha de trigo e despejar esta massa em assadeira untada (25 cm x 35 cm) e polvilhada com farinha de trigo ou forrada com papel manteiga. assar por 20 minutos em forno médio, até ficar corado.
Obs: não leva nenhum tipo de liquido ou fermento e não pode assar demais.
retirar imediatamente da assadeira da seguinte forma.
umedecer um pano de prato tipo gase, bem fino, e polvilhar com açúcar com ajuda de uma peneira, desinformar o bolo, e em seguida enrolar no sentido do comprimento.
rapidamente desenrolar e espalhar o recheio.de sua preferência, sem chegar até as beiradas, enrolar novamente, passar para o prato de servir e peneira açucar de confeiteiro, guarnecer a gosto.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Boa noite, querida!
    Tudo que usou em todos recheios eu gosto muito... por isso, copiei...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!