para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 16 de outubro de 2016

WBD 2016 - coroa de laranja com frutas cristalizadas e passas

pela sexta vez, a convite da Zorra participo do dia mundial do pão.


o World Bread Day é um evento hospedado pela Zorra onde os amantes da panificação artesanal, no dia 16 de outubro, dia da mundial do pão, postam simultaneamente um pão de uma receita inédita
neste ano estamos na décima primeira edição e o convite, como sempre, é feito para blogs de todos os continentes.
costumeiramente no final de outubro a nossa anfitriã, posta os pães de todos os países, uma verdadeira festa de formas e sabores.
nos últimos anos temos feito o possível para a participação do Brasil  crescer, felizmente estamos tendo sucesso, a cada ano temos mais blogueiros participando
aproveito para agradecer a  todos que aceitaram nosso convite para participarem do WBD 2016, tenho certeza que irão adorar a experiência!
bem, normalmente sigo a linha de postar pães com ingredientes que podem ser encontrados praticamente em qualquer parte do mundo, o pão desta vez é um pão doce super aromático!

















coroa de laranja com frutas cristalizadas

massa:

aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de sopa de açúcar demerara ou cristal
1 colher de sobremesa de fermento seco biológico
1 colher de sobremesa de sal
4 colheres de sopa de manteiga
raspas de uma laranja
150 ml de suco de laranja aquecido e peneirado
150 ml de agua

juntar todos os secos, misturar bem e fazer uma cova no meio.
aquecer o suco de laranja e colocar a manteiga para amolecer, juntar a agua  despejarr todos os líquidos sobre os secos, por ultimo agregar as raspas de laranja.
misturar até que fique uma massa macia e lisa, sovar ligeiramente e deixar descansar por 2 horas em um bowl enfarinhado, depois deste tempo, abaixar a massa, dividir em duas partes e abrir em formato de retângulo. sobre a massa aberta pincelar manteiga, peneirar açúcar demerara ou cristal, canela em pó, espalhar frutas cristalizadas e as uvas passas sem sementes, previamente hidratadas no suco de laranja. 
enrolar como rocambole e cortar em pedaços de 4 cm de largura.

montagem:
untar uma forma de anel com  manteiga e polvilhar açúcar demerara, acomodar os pedaços na forma deixando um espaço pequeno entre os pedaços.
esperar crescer até que os pedaços se juntem, assar em forno pré aquecido por pelo menos 10 minutos até corar, aproximadamente 35 minutos.
ainda quente, assim que retirar do forno, passar um espátula nas laterais da forma e virar a coroa sobre o prato de servir. 

- rendimento duas coroas médias



















calda

aqueça 80 ml de suco de laranja e misture aproximadamente uma xícara açúcar de confeiteiro até que fique uma calda nem muito espessa nem rala, despeje sobre a coroa e deixe escorrer pelas laterais




#worldbreadday2016
#wbdbr2016

14 comentários:

  1. Um pão com frutas cristalizadas só pode ser uma delicia.
    Essa coroa ficou linda...linda.
    bOM DOMINGO

    ResponderExcluir
  2. Olá, Angela, bom dia!

    Que bela escolha, este pão já deve ser um convite à gula a partir do aroma, rsrs. E ele ainda tem passas e frutas cristalizadas, que delícia!

    Beijoca

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ângela,
    Imagino a delícia que é essa rosca!
    Muito bom estarmos juntas em mais um evento e fazendo algo que tanto apreciamos, pão!
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem fale amiga, uma delícia mesmo estar juntas, ainda que distantes, fazendo o que adoramos, grata por me introduzir neste evento, beijo enorme

      Excluir
  4. Angela, amei esse pão, além de lindo fico imaginando o sabor, parabéns pela participação.
    E obrigada pela ajuda na minha postagem.
    Bjo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grata Cris, eu fiquei muito feliz com sua participação, beijos

      Excluir
  5. Olá amiga Angela, demorei mas cheguei para conferir sua receita e como não poderia deixar de ser fico salivando, que bela e tentadora rosca. Parabéns!!!
    Coloquei o link de todas as participações que vi até agora lá no blog e com o tempo vou atualizando, que beleza nesse ano temos muitas adesões, né?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grata amiga, acho que neste ano batemos a meta, lindos pães e focaccias nas postagens. beijos

      Excluir
  6. Angela querida! Que linda sua coroa! Seus pães são uma inspiração sempre! Aos 45 do segundo tempo consegui participar! Quero testar esse pão com laranja! Hummmm! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Angela, que maravilha! Sou louca por frutas cristalizadas, gostei da ideia para preparar no fim do ano. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Mais um pão para minha listinha, angela! Parabéns pela deliciosa participação!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Delicious! I would like to try I slice right now with a cup of coffee! Obrigado por participar no World Bread Day!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!