para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 1 de novembro de 2016

banana caramelizada com sorvete

nem sempre temos vontade de fazer uma sobremesa elaborada.
nestas horas frutas caramelizadas com sorvete são sempre uma excelente opção e agradam bastante

















eu uso a banana que tenho na fruteira, porém prefiro as mais firmes, 
como uso muita canela com açúcar para acabamento dos meus bolos,
 tenho sempre pronta a mistura, guardo num potinho.



















unto a frigideira com um tiquinho de manteiga, coloco a banana,
polvilho açúcar e canela, quando dourar, viro e coloco mais um pouco da misturinha de açúcar e canela, passo para o prato de servir, 
coloco uma bola de sorvete e polvilho apenas canela.

  • se você gosta de frutas caramelizadas em salada, farofas e sobremesas, sugiro que você compre uma frigideira apenas para grelhar as frutas assim você não corre o risco de ter cruzamento de sabor
  • o revestimento precisa estar perfeito para que as frutas fiquem com um bom acabamento
  • o teflon retém resíduos de temperos, por mais que você limpe, mesmo que ferva com vinagre, pode haver cruzamento de sabores

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Que delícia, Angela!
    Ótima sugestão de sobremesa... preciso fazer aqui em casa para as minhas formiguinhas também!
    Bjs e ótimo feriado,

    Mari
    playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Delícia pura! Como até sem caramelizar (caramelar? rs). Sorvete combina com tudo. Eu acho.
    Beijo, Angela.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!