para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

geleia rustica de tomate


começando o ano com pão....


















na verdade não é receita de pão, 






é uma geleia do tipo pedaçuda


a receita foi inspirada na geleia de tomates que a Fabi postou, do maravilhoso Figos e Funghis




geleia rustica de tomate

recomendo que use tomate italiano, porque solta pouca água, pique grosseiramente os tomates, com pele e sementes, para cada quilo de tomate uma xícara de açúcar, uso sempre cristal nestes tipos de preparação, suco e raspas e um limão.
leve ao fogo médio mexendo de vez em quando até atingir o ponto de geleia, se você tiver termômetro, deverá atingir 103 graus, se não tiver, faça o teste de ruga no pirex gelado ou então afunde uma colher na geleia, se não pingar já está no ponto. guarde em vidros esterilizados.

Um comentário:

  1. Oi Angela, provei uma vez num restaurante e gostei muito, levo a receita!
    Bjo e bom fds

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!